BANNER TOPO lab gov

Caminhos de 2024

Em meio a nova rodada de ensaios do PSB na disputa à prefeitura da Capital, lideranças do PT sentam-se à mesa...

Por MANAIRA MEDEIROS em 08/08/2023 às 18:35:52

As principais lideranças do PT no Estado que se movem na direção das eleições de 2024 sentaram-se à mesa nesse domingo (6), leia-se as duplas, de correntes diferentes, Helder Salomão/Iriny Lopes e João Coser/Jack Rocha, e o senador Fabiano Contarato. O encontro foi registrado nas redes sociais, exaltando expressões como "união", "time Lula" e o "futuro das cidades". Nada mais expôs publicamente, mas acontece em meio a novas articulações puxadas pelo PSB, do governador Renato Casagrande, partido que é a principal perna de aliança do PT na disputa à Capital e que retomou, nos últimos dias, a possibilidade de lançar candidatura própria ao invés de subir no palanque do deputado estadual João Coser. As cotações seguem em torno do também deputado Tyago Hoffmann e do secretário estadual de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno. A jogada faz parte da mesa de negociação e foi ensaiada outras vezes este ano. Se agora vai de fato avançar, ainda não se sabe. De todo modo, o PT já se prepara e mantém o alerta ligado! Vai receber menos do PSB e de Casagrande do que espera, assim como em 2022? No aguardo, porque ainda tem muita água para rolar debaixo dessa ponte!

Refresco de memória
No último pleito, o PT se sacrificou para aderir ao projeto de reeleição do governador. Basta lembrar da retirada da candidatura ao governo de Contarato e das tentativas frustradas de disputar o Senado. Fora isso...

Refresco de memória II
...na campanha do segundo turno, participou do movimento que reuniu diferentes setores e entidades sociais para colocar gás no palanque contra o bolsonarista Carlos Manato (PL). Em contrapartida, recebeu uns cargos, mas também aquém.

Meta
Desta vez, nos movimentos de 2024, a expectativa é não só caminhar com o PSB, mas também receber apoio declarado de Casagrande, o que não aconteceu em 2020, quando Coser avançou para o segundo turno contra o prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos).

Retrato atual
Há meses, nos arranjos de suplências e acomodação de aliados, a possibilidade de Hoffmann sair da Assembleia era zero. Agora já está aí, com as principais cotações. Entre ele e Damasceno, realmente, faz mais sentido quem já tem um mandato para chamar de seu. Mas...sei não, ainda tenho minhas dúvidas!

Retrato atual II
Outro município que o PT precisa se alinhar é Cariacica, entre lançar novamente a professora e ex-secretária Célia Tavares ou aderir à frente ampla em torno do prefeito Euclério Sampaio (União). Também como analisei aqui outro dia, as lideranças têm sinalizado para trajetos diferentes. Helder e Iriny com o plano Célia, Coser e Jack mais alinhados a Euclério.

Aliança
No município, o PSB fará parte do palanque do prefeito, que tem anunciado alianças com bastante antecedência. Euclério é "nome da unanimidade". Única possibilidade de adversário é o PT e Célia.

Mais um passo
O deputado estadual Pablo Muribeca, não é de hoje, se declara candidato à Prefeitura da Serra. Nessa linha, faz oposição permanente ao prefeito Sergio Vidigal (PDT). Agora, mais um passo na direção do projeto de 2024: convida para evento com quatro partidos, com chamadas como "juntos, em defesa da Serra", "a mudança chegou" e "novo tempo para a Serra".

Mais um passo II
O evento será nesta sexta-feira (11), às 19h, na Escola Íntegra, em Serra Sede. Os partidos são Republicanos, PSD, PMB e DC. Mubibeca é hoje do Patriota e deve se filiar ao Republicanos. Na Serra, como se vê, as movimentações seguem intensas!

Nas redes
"Hoje comemoramos 17 anos da Lei Maria da Penha, um marco legislativo de proteção à mulher e contra a violência doméstica e familiar. Lei que inova ao trazer a violência psicológica, patrimonial e simbólica para além daquela concepção estrita de que violência é só agressão física". Camila Valadão, deputada estadual pelo Psol.

FALE COM A COLUNA: [email protected]

Fonte: Século Diário

Comunicar erro
CANAL 2

Comentários

GOVERNO DO ESTADO