BANNER TOPO lab gov

Covid: ES ocupa 3º lugar no ranking brasileiro de incidência da doença

Segundo boletim do Ministério da Saúde, com 12 mil casos em fevereiro, o Espírito Santo está em estado de alerta para a doença

Por Ana Carolina Monteiro em 07/03/2024 às 09:23:06

Não é somente a dengue que preocupa as autoridades de saúde. Os casos de covid-19 no Brasil, também. Atualmente o Espírito Santo encontra-se em estado de alerta para a doença, segundo o Ministério da Saúde. Em fevereiro foram confirmados quase 12 mil casos da doença. A taxa de incidência na 8° semana do ano foi de 92,4 pessoas contaminadas para cada grupo de 100 mil habitantes.

Segundo o último boletim da pasta, o Espírito Santo ocupa o 3° lugar no ranking de estados com a maior taxa de incidência de covid-19 no país, ficando atrás apenas de Goiás e Roraima.

O Carnaval e a circulação de uma nova variante do vírus contribuíram para o aumento. Na semana seguinte à festa foi registrado o maior número de casos: 4.473 no total, o que representa um terço de todos os casos registrados este ano.

Índice de positividade

O índice de positividade nos testes realizados no Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen-ES) subiu 11% em um mês. Em janeiro, a taxa ficou em 37%. No mês seguinte, fevereiro, subiu para 48%.

O número de amostras coletadas para exame também aumentou, saltou de 1.700 em janeiro para 6 mil no mês passado.

"O vírus da covid-19, o SarsCov-2, continua circulando no nosso meio e é um vírus em mutação. A medida em que ele vai produzindo novas variantes, ele continua sendo transmitido entre as pessoas. E eventos que fazem grande agregação de pessoas tendem a alimentar mais esse processo de transmissão e acelerar a intensidade dele", afirma o médico infectologista Crispim Cerutti.

Preocupada, a auxiliar de serviços gerais, Jaciara Gomes levou o filho para vacinar contra a doença. Nesta quarta-feira, foi a vez da vacina da dengue, mas ela aproveitou para agendar também a 2° dose da vacina contra covid.

"Ele tomou no ano passado a primeira dose. Agora é aproveitar e dar logo as duas vacinas", disse.

Miguel tem 11 anos. Corajoso, deixou o medo da agulha de lado e colocou a saúde como prioridade. "Eu tô com medo, mas sei que a proteção é importante, tomar vacina. Tem que se prevenir".

Para conter o avanço da variante XBB no Brasil, o Ministério da Saúde anunciou nesta quarta-feira (6) a chegada de uma nova vacina. A previsão é que ela esteja disponível já no final de março. A vacina é monovalente, ou seja, é aplicada em dose única, e pode ser tomada a partir dos 5 anos. Inicialmente, o SUS vai ofertar para os grupos prioritários.

E fica o alerta! Quem apresentar qualquer sintoma gripal deve fazer o teste o quanto antes. E mais: mesmo que esteja com a cobertura vacinal completa.

Mortes por covid-19 em 2024 no ES

De acordo com a secretaria estadual da Saúde (Sesa-ES), em 2024 14 pessoas morreram por Covid no estado, quatro em janeiro e 10 em fevereiro.

Fique atento aos sintomas da covid

SINTOMAS DA COVID

- Febre;

- Tosse;

- Cansaço;

- Perda de paladar ou olfato;

- Dores de cabeça, garganta:

- Dor no corpo;

- Dificuldade para respirar

*Com informações de Alex Pandini, repórter TV Vitória/Record

Fonte: Folha Vitória

Comunicar erro
CANAL 2

Comentários

GOVERNO DO ESTADO