BANNER TOPO lab gov

Hackers criam vírus capaz de invadir o aplicativo bancário das vítimas. Entenda!

Por Jackson Galvani em 19/09/2023 às 08:56:35

Nos dias de hoje, a segurança digital é uma preocupação constante para os usuários de smartphones, especialmente para aqueles que utilizam o Pix, o sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central do Brasil.

Recentemente, a Kaspersky, uma renomada empresa de segurança cibernética, revelou a descoberta de uma ameaça que está gerando grande preocupação: o trojan bancário conhecido como Brats. Esse malware possui a capacidade de invadir o aplicativo bancário das vítimas, permitindo que criminosos realizem transferências via Pix sem que a pessoa perceba imediatamente.

O vírus afeta apenas aparelhos com sistema Android

O Brats é um trojan bancário malicioso que ataca exclusivamente dispositivos Android. Desde janeiro até o momento, foram identificadas mais de 1.500 infecções por esse malware. Sua prevalência está em ascensão, e as autoridades de segurança cibernética estão empenhadas em conter essa ameaça.

Criminosos conseguem trocar o destinatário e o valor da transferência

O Brats se infiltra silenciosamente nos dispositivos Android, roubando informações de acesso ao aplicativo bancário das vítimas. Uma vez que o malware obtém esses dados, os criminosos ganham acesso completo à conta bancária da vítima, possibilitando a realização de transferências via Pix sem detecção imediata.

A preferência pelo Pix por parte dos cibercriminosos se deve à sua característica de transferência instantânea de dinheiro. Uma vez que o valor é transferido, os criminosos o direcionam rapidamente para várias contas, tornando difícil rastrear as transações e recuperar os fundos.

Como se proteger do golpe?

Para se proteger contra o golpe do Brats e outras ameaças cibernéticas, é fundamental adotar medidas de segurança rigorosas:

  1. Mantenha o sistema operacional e aplicativos sempre atualizados, pois isso ajuda a corrigir vulnerabilidades conhecidas.
  2. Instale um antivírus confiável para identificar e remover malwares antes que causem danos.
  3. Preste atenção às fontes de download, evitando aplicativos de fontes não confiáveis e preferindo lojas de aplicativos oficiais, como a Google Play Store.
  4. Utilize a autenticação em duas etapas sempre que possível, adicionando uma camada extra de segurança às suas contas bancárias e aplicativos.
  5. Faça monitoramento constante de sua conta, verificando regularmente por atividades suspeitas e contatando imediatamente seu banco em caso de transações não autorizadas.

A segurança cibernética é uma preocupação crescente na era digital, e os cibercriminosos estão constantemente desenvolvendo novas maneiras de explorar vulnerabilidades. Portanto, estar informado e tomar medidas proativas para proteger suas informações pessoais e financeiras é essencial para manter-se seguro no mundo digital de hoje.

Mantenha o controle das suas informações e tire proveito da inovação. A tecnologia pode ser uma valiosa aliada para todos nós, contanto que seja utilizada de maneira equilibrada e segura. Isso garante que tenhamos acesso a informações confiáveis e desfrutemos de uma experiência positiva.

Compartilhe suas experiências conosco ou, caso precise esclarecer alguma dúvida, entre em contato. Teremos prazer em ajudá-lo de todas as formas possíveis.

Mantenha-se conectado através do Folha Digital.

Um abraço!

Jackson Galvani

Fonte: Folha Vitória

Comunicar erro
CANAL 2

Comentários

GOVERNO DO ESTADO