BANNER TOPO lab gov

Versão mais leve do Instagram para Android chega ao Brasil nesta quarta

Aplicativo Lite está disponível na Google Play Store a partir de quarta-feira (14) e promete ocupar 93% menos espaço na memória do celular. Instagram Lite...

Por O Capixaba.com em 13/04/2021 às 10:30:18

Aplicativo Lite está disponível na Google Play Store a partir de quarta-feira (14) e promete ocupar 93% menos espaço na memória do celular. Instagram Lite estará disponível para celulares Android.

Divulgação/Instagram

O Instagram anunciou que uma versão mais leve do seu aplicativo estará disponível para celulares Android a partir de quarta-feira (14).

O Instagram Lite, como é chamado, ocupa somente 2 MB na memória do smartphone e promete consumir menos internet. O app tradicional tem cerca de 30 MB ao ser baixado – ou 93% maior.

O Instagram apontou que 23% das pessoas na América do Sul se conectam na internet utilizando redes 2G, que são muito mais lentas do que a internet 4G.

SAIBA MAIS: Quando o 5G chegará ao Brasil?

A intenção da rede social é ocupar menos espaço nos celulares das pessoas, ter um app que não trava mesmo em modelos mais simples e consumir menos pacote de dados de internet.

Para deixá-lo mais leve, os desenvolvedores precisaram abrir mão de algumas características:

os filtros de realidade aumentada para os rostos nos stories não estão disponíveis;

não dá para fazer Reels (formato de vídeos curtos similar ao TikTok), apenas assistir;

não é possível fazer ou assistir transmissões ao vivo (lives);

para o IGTV, apenas a pré-visualização do vídeo pode ser vista;

não há modo escuro;

não há Instagram Shopping;

não há anúncios publicitários;

as animações ao passar stories e ao navegar pelo app foram simplificadas.

A companhia afirmou que alguns desses recursos, como a possibilidade de gravar Reels, deve ser incluída no Instagram Lite "nos próximos meses".

O restante dos recursos estão presentes: tirar fotos e gravar vídeos para a linha do tempo e stories com filtros simples de cores, GIFs e figurinhas, IGTV, comentários, além das mensagens privadas.

Instagram Lite é uma versão simplificada do app para Android.

Divulgação/Instagram

Essa versão do app começou a ser testada em 2018, no México, e desde o mês passado estava disponível em mais de 170 países.

Fonte: G1

Comunicar erro
CANAL 2

Comentários

GOVERNO DO ESTADO